sexta-feira, 4 de outubro de 2013

"Nós te protegeremos"

A segurança é um dos maiores problemas na nossa sociedade e a polícia diz tentar nos proteger, mas até que ponto isso é proteção?

Cito a rotina de um cidadão dito comum, acorda cedo, vai ao trabalho, passa todo seu dia trabalhando e retorna para casa de noite, muito antes das 22:00. E se este cidadão quiser sair do trabalho, ir em casa buscar os filhos e sair para dar uma volta numa praça? Vão dizer que isso não é horário de crianças estarem na rua.

Pergunto, então, eu só nasço e vivo para o trabalho? Só nasço e vivo para sair de casa durante o dia, e mesmo assim durante o dia estou preso ao meu trabalho? Não posso ver como é minha cidade de noite, nem mesmo ver a lua e as estrelas, simplesmente porque me disseram que isso não é hora de estar na rua? Cada a minha liberdade? E nós, realmente, acreditamos que a polícia faz um trabalho de proteção ao cidadão? Acreditamos que o estado esta realmente preocupado com a gente?

Estamos acostumados com as regras que nos foram impostas, sabemos que é perigoso andar de noite na rua, mas não exigimos que isso seja seguro. A realidade é que para nossa segurança somos presos. Não podemos andar de noite na rua, numa praça ou qualquer lugar que seja. Durante o dia, mas pensarmos que é mais seguro, estamos presos ao trabalhos. Entregamos nossa liberdade de mão beijada ao estado e não exigimos nada em troca.



Após esta pequena reflexão, não acredito que a policia nos traz proteção. Pelo contrário, são eles os meios para se fazer validar a ditadura na nossa sociedade, pois me permitindo estar presa durante o dia e noite eu mesma me "protejo", não preciso da polícia para nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário